Ambulantes fazem protesto em Salvador após retirada de barracas na feira livre de Cajazeiras.

Manifestantes atearam fogo em pedaços de madeira, um colchão e outros itens, e bloquearam a rotatória de Cajazeiras 10.

Ambulantes fazem protesto em Salvador após retirada de barracas na feira livre de Cajazeiras.
Foto: Divulgação

Ambulantes bloquearam a rotatória de Cajazeiras 10, em Salvador, no início da manhã desta quinta-feira (28), em protesto contra a prefeitura da capital baiana. Os trabalhadores afirmam que agentes da Guarda Civil Municipal e da Secretaria de Ordem Pública (Semop) retiraram pelo menos dez barracas dos vendedores durante a madrugada.

O grupo ateou fogo em pedaços de madeira, um colchão e outros itens, e criou uma barreira no acesso às localidades de Cajazeiras 11 e Boca da Mata, além da Avenida Jornalista José Curvello, principal via de saída do trecho. O ato deixou o trânsito bastante intenso na região.

De acordo com os comerciantes, a prefeitura havia colocado barracas no canteiro central da rotatória, onde, segundo eles, o movimento de clientes não é tão intenso. Por isso, os ambulantes que se sentiram prejudicados decidiram atravessar a rua e colocar as mercadorias na calçada. Alguns deles também tiveram mercadorias apreendidas.

Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas e apagaram o fogo. Agentes da Superintendência de Trânsito de Salvador e da Polícia Militar também foram ao local, para ordenar o tráfego de veículos e negociar a liberação da via.

Conforme a Semop, foram retiradas cinco barracas nesta quinta, após cinco notificações prévias enviadas aos feirantes, que se instalaram em via pública.

A secretaria diz que a ação foi um reordenamento na região da rotatória da Cajazeira 10, conhecida como Rótula da Feirinha, para não prejudicar a mobilidade urbana e colocar em risco a vida das pessoas que passam pelo local, que é bastante movimentado.

Ainda segundo o órgão, os cinco permissionários que foram impedidos de comercializar na pista da Rótula da Feirinha podem voltar a utilizar seus respectivos espaços de venda acordados anteriormente. As mercadorias apreendidas na ação estão na base da Guarda Municipal, na Avenida San Martin, e podem ser recuperadas imediatamente.