Maior polo de exportação de frutas do Brasil, Juazeiro comemora 144 anos com bolo gigante, shows e competição esportiva.

Município no norte da Bahia é terra natal de João Gilberto, Ivete Sangalo e Daniel Alves.

Maior polo de exportação de frutas do Brasil, Juazeiro comemora 144 anos com bolo gigante, shows e competição esportiva.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Juazeiro

A cidade de Juazeiro, no norte da Bahia, completa 144 anos de emancipação política nesta sexta-feira (15). Para comemorar a data, um bolo gigante foi repartido para os moradores, e uma programação com atividades esportivas e culturais agitam o município.

Localizada às margens do Rio São Francisco, Juazeiro é conhecida como terra natal de figuras ilustres como a cantora Ivete Sangalo, o músico João Gilberto e o jogador de futebol Daniel Alves.

A cidade recebeu esse nome por causa dos pés de juá, que eram encontrados facilmente pela região. Os juazeiros ofereciam sombra para o descanso dos tropeiros, que seguiam para outros lugares, sobretudo para o estado vizinho, Pernambuco.

O "Velho Chico" é o principal responsável pelo desenvolvimento da cidade. No passado, muitas pessoas vendiam e compravam produtos nas embarcações ancoradas no rio, dando origem a um comércio pujante, que atrai moradores de outras cidades da região norte.

No presente, é graças ao manancial que a cidade se destaca como principal polo de exportação frutífera do Brasil. A agricultura irrigada com as águas do rio fazem um verdadeiro milagre em meio ao sertão, e o agronegócio se destaca mesmo em meio à seca que assola a região do Vale do São Francisco.

Na noite desta sexta, uma festa será realizada na orla 2 da cidade, com fanfarras e as bandas Timbalada, Afrodisíaco, Voa Voa, Mirage e o cantor Dennis Café. E até domingo (17), uma competição esportiva vai acontecer no Rio São Francisco, com atletas de regatas de várias partes do Brasil.

Na semana de comemoração dos 144 anos, Juazeiro já recebeu outro presente: a reinauguração do Vapor Saldadnha Marinho, embarcação do século 19 que representa "a chegada do progresso" no local.