Artistas e políticos lamentam morte de Zelito Miranda

Rei do Forró Temperado morreu aos 66 anos, em Salvador

Artistas e políticos lamentam morte de Zelito Miranda
Foto: Divulgação

Artistas e políticos lamentaram a morte do forrozeiro baiano Zelito Miranda, vítima de problemas pulmonares na madrugada desta sexta-feira, 12. O sepultamento do cantor e compositor será aberto ao público na tarde desta sexta, no Cemitério Bosque da Paz.

O governador Rui Costa afirmou que a "música baiana está de luto" pela morte de Zelito Miranda. "Que Deus conforte seus familiares e amigos nesse momento de profunda tristeza". 

Candidato a sucesso de Rui Costa no governo da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT) publicou uma foto ao lado de Zelito Miranda tirada há poucos meses, no São João de 2022. "Muito triste e consternado com a perda repentina de um dos maiores nomes do nosso forró, Zelito Miranda, com quem tive a alegria de curtir o São João deste ano em visita à cidade de Dom Macedo Costa". 

Quem também publicou uma foto ao lado de Zelito foi o senador Jaques Wagner, que o chamou de amigo. "A Bahia hoje se despede do grande músico Zelito Miranda, o nosso "Rei do Forró Temperado". Esse filho da cidade de Serrinha, que sempre foi um ferrenho defensor do forró e da cultura nordestina. Um amigo querido e talentoso que, infelizmente, nos deixa de forma inesperada", declarou.

O forrozeiro Targino Gondim publicou em seu Instagram a sua despedida ao colega artistas. "Hoje, uma notícia triste que abalou a todos(as): Perdemos o nosso Rei do Forró Temperado, Zelito Miranda! Nosso “Cabeludo”! Com seu trabalho de extrema importância pra o nosso forró baiano! Muito obrigado por tudo, amigo querido! Que Deus o tenha e o abençoe Bem Muito! E conforte a toda sua família e amigo", postou. 

O cantor Léo, da banda Stakazero, publicou um video do seu encontro com Zelito no São João deste ano. "Meu grande amigo Zelito Miranda, meu chefe, minha referência, minha inspiração. A lenda do forro da Bahia! Acordei hoje com a triste notícia de sua partida. Gravamos este vídeo no lançamento do São João de Lençóis, este ano. @zelitomiranda sempre foi meu espelho e o de muitos também. Grande cantor, grande forrozeiro! Vou guardar este sorriso no rosto pra sempre! Vá em paz, meu amigo! Leve a música e a alegria de sempre para onde você for!"

Outras declarações

Otto Alencar (senador) - "Zelito Miranda nos deixa uma obra espetacular, que representa muito bem o povo baiano. Suas músicas, de imensa riqueza cultural, cantam o dia a dia da nossa gente e continuarão sempre nos representando e nos alegrando", publicou. 

Angelo Coronel (senador) - "Uma perda inestimável p/ a música nordestina e brasileira a morte do forrozeiro Zelito Miranda. Baiano de Serrinha, Miranda foi um artista multifacetado, conhecido pela erreverência e deixa aos 66 anos, uma história de sucesso! Vá em paz, Zelito.Deus conforte familiares e amigos". 

Bruno Reis (prefeito de Salvador) -  "Zelito Miranda é um artista na sua mais pura essência. Um símbolo da nossa cultura que levava o forró por todo o mundo. Sua obra está eternizada em nossas memórias. Que Deus conforte seus familiares nesse momento de profunda dor".

Olívia Santana (deputada estadual) - Meu Deus! Inacreditável! Meu querido amigo, Zelito Miranda, doce forrozeiro,  nos deixou. Que perda terrível  para o Forró e para toada a cultura baiana. Tô perplexa! Obrigada meu amigo por toda a alegria, a camaradagem, a escolha do lado certo da política,  em favor do seu povo". 

Geraldo Júnior (presidente da CMS) - "Uma perda inestimável para a música nordestina e brasileira a morte do grande forrozeiro Zelito Miranda. Baiano de Serrinha, Miranda foi um artista multifacetado, conhecido pela erreverência e deixa aos 66 anos, uma história de muito sucesso!"

Robinson Almeida (deputado estadual) - "A humanidade perdeu Zelito Miranda, um artista e ser humano extraordinário. Eu perdi um amigo e irmão. Vá em paz Cabeludo, distribuir alegria em outro plano dando seguimento a sua missão. Meus sentimentos a Telma Miranda, sua família e a legião de fãs".