CCZ promove combate ao Aedes no Centro Histórico

A ação segue até esta quarta-feira (29), com o objetivo de prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti e a transmissão de doenças como dengue, zika e chikungunya.

CCZ promove combate ao Aedes no Centro Histórico
Secom/ Prefeitura Salvador

Com a proximidade da Festa de Santa Bárbara, que acontece na próxima segunda-feira, (4), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou nesta terça-feira (28) mais de 200 inspeções zoosanitárias em imóveis situados no Centro Histórico. A ação segue até esta quarta-feira (29), com o objetivo de prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti e a transmissão de doenças como dengue, zika e chikungunya.

Os agentes distribuem folhetos e cartazes informativos aos proprietários dos estabelecimentos e inserem o larvicida nos recipientes. Ambulante do Camelódromo da Baixa do Sapateiros, Marisa Marçal, de 62 anos, citou a importância da iniciativa da Prefeitura. 

“O apoio do poder público é importantíssimo para nós ambulantes, pois a questão da limpeza dos nossos depósitos acaba nos ajudando a evitar doenças, como a dengue”, elogiou.

Cuidados – Os cidadãos também podem colaborar com a prevenção, evitando recipientes com água parada, pneus acumulados e descarte lixos de forma irregular, além da limpeza periódica de calhas de telhas, entre outras ações que evitam a disseminação do mosquito Aedes aegypti.

“Alertamos e relembramos sempre a população as precauções que devem seguir, pois os mosquitos vivem nas residências. E neste período do verão, em que a temperatura é favorável para a proliferação do mosquito, temos que estar prevenidos”, pontuou a subcoordenadora de Ações e Controle das Arboviroses do CCZ, Lucrécia Lopes.