Exposição ‘Últimas Palavras’ é prorrogada em Salvador

Mostra é a primeira individual do artista Luiz Purificação, que se inspirou na relação com sua avó

Exposição ‘Últimas Palavras’ é prorrogada em Salvador
Foto: Divulgação

A exposição ‘Últimas Palavras’, primeira individual do artista visual Luiz Purificação, foi prorrogada até o dia 3 de setembro, em Salvador. A mostra, que acontece no Ativa Atelier Livre, no Rio Vermelho, apresenta esculturas, pinturas, desenhos e instalações, inspirados no universo de afeto que atravessa a relação do artista com a sua avó, a poetisa Ana Pires. 

Durante a visita guiada no dia 20 de agosto, das 9h às 12h, é o próprio artista quem apresenta o projeto, mostrando o processo técnico, psicológico e cronológico de criação da exposição, bem como os rascunhos e estudos dos trabalhos. 

A exibição foi aberta no dia 6 de agosto e, inicialmente, seguiria até a penúltima semana de agosto, mas devido ao sucesso da abertura e de visitação, acabou prorrogada.

“A abertura da exposição foi um dia grandioso. Poder ver o meu trabalho se ampliando e ganhando novos contornos no olhar dos espectadores tem sido muito interessante, um grande estímulo depois de um mergulho emocional e físico tão profundo na produção da exposição”, disse o artista visual. 

Ana, além de avó e amiga, era uma influência artística para o neto. Ele visitou a casa da avó, ainda em luto, em 2019, três anos após sua morte, para produzir as obras que compõem a mostra.

Luiz Purificação já participou das mostras coletivas Casas Conceito, em 2018, e da I Mostra de Processos Criativos do Ativa Atelier Livre, em 2022. Últimas palavras é sua primeira individual e uma das cinco exposições selecionadas na primeira convocatória de ocupação de A Galeria do Ativa Atelier Livre. 

“As "últimas palavras" são o que resta em Luiz Purificação sobre a morte de sua avó, Ana. Essa sobra é o princípio de todo trabalho agregado nessa exposição. O luto iniciado com a dor não é falta, mas presença. Lidar com o excesso desse amor cujo endereço físico se desintegrou possibilita experimentar a vida em si. Crua, mas não fria. O corpo deles, neto e avó, se coaduna para atravessar o meu, em nome do amor e pela força da arte, ressoando as últimas palavras como primeiras”, ressaltou Fábio Gatti, que, junto com Lanussi, fez o acompanhamento curatorial da mostra. 

SERVIÇO

Exposição: Últimas Palavras

Artista: Luiz Purificação

Local: A Galeria, no Ativa Atelier Livre, rua Tupinambás, 423, no Rio Vermelho

Período da exposição: até 3 de setembro de 2022

Visitação: de quarta a sexta-feira, de 15h até 19h, sábado de 9h até 12h. Para outros dias e horários, agendamento pelo e-mail ativa.atelier@gmail.com

Visita guiada: 20 de agosto, 9h às 12h