'Não seja um Laranja': Policia Federal deflagra operação que chega ao Sudoeste da Bahia

Em todo o Brasil, o prejuízo originado por tais crimes totaliza R$ 18,2 milhões.

'Não seja um Laranja': Policia Federal deflagra operação que chega ao Sudoeste da Bahia
Foto: Divulgação

Uma ação da Policia Federal (PF), deflagrada em 13 estados, tem na Bahia alvos identificados no município de Vitória da Conquista, a 500 km de Salvador. A operação, iniciada nesta terça-feira (2/8), combate a participação voluntária de cidadãos em esquemas criminosos, para os quais “emprestam” suas contas bancárias. 

Por meio de nota, a PF informou que a movimentação deve cumprir, ao todo, 43 mandados de busca e apreensão. Aoperação, denominada de "Não seja um Laranja", busca responsabilizar os envolvidos que emprestam seus dados bancários a bandidos, para que possam receber parte do "lucro fácil" do crime.

Em todo o Brasil, o prejuízo originado por tais crimes totaliza R$ 18,2 milhões. Informações de portais locais da região de Vitória da Conquista confirmam que a operação contra as fraudes bancárias chega ao município com oito mandatos sendo cumpridos, sendo dois de busca e apreensão e seis medidas cautelares diversas a prisão. 

Segundo a PF, os investigados podem responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes associação criminosa, furto qualificado mediante fraude, uso de documento falso e falsidade ideológica, cujas penas podem somar mais de 20 anos de prisão.