Dependendo só de si, Bahia busca acesso com Fonte Nova cheia contra o Guarani

Tricolor recebe o Bugre nesta sexta-feira, às 19h (de Brasília), em jogo válido pela 37ª rodada da Série B

Dependendo só de si, Bahia busca acesso com Fonte Nova cheia contra o Guarani
Foto: Divulgação

Quando a bola rolar para Bahia e Guarani, às 19h desta sexta-feira (horário de Brasília), o Tricolor vai iniciar a última partida oficial da Fonte Nova em 2022. E a despedida do estádio tem tudo para ser festiva, já que o Esquadrão está muito perto de confirmar a vaga para a Primeira Divisão em 2023. O encontro desta noite é válido pela 37ª, e penultima, rodada da Série B.

Com quatro pontos de vantagem para o Ituano, primeiro time fora do G-4, o Bahia depende apenas das próprias forças para carimbar o acesso. Se vencer o Guarani, o Tricolor se garante na Série A de 2023. Mas a situação é tão confortável que a classificação pode vir mesmo em caso de tropeço na Arena.

Para vencer o jogo e já confirmar a vaga sem depender de ninguém, a principal aposta do Tricolor é o fator casa. O Esquadrão tem a sexta melhor campanha como mandante na Série B. Em 18 jogos, são 12 vitórias, quatro empates e apenas duas derrotas. Aproveitamento de 74% dos pontos disputados.

Os números gerais da temporada são ligeiramente piores. O Bahia foi mandante 29 vezes em 2022, com 17 vitórias, sete empates e cinco derrotas. Aproveitamento de 66%.

E se, ao longo do ano, o desempenho em campo nem sempre foi bom, o apoio vindo das arquibancadas não abre margem para questionamentos. A turma tricolor já quebrou o recorde de público da Arena duas vezes ao longo da Série B e vai tentar "pedir música" nesta sexta-feira. Os ingressos para o jogo decisivo já estão esgotados.

A mudança de posicionamento de Goulart abre uma vaga para Matheus Davó no ataque. Autor do gol do Bahia no empate com o Vila Nova e artilheiro do time na Série B, com nove bolas na rede, o camisa 88 não é titular desde a derrota para a Chapecoense, na 32ª rodada.

As laterais também podem ter novidades nesta sexta-feira. Do lado direito, André disputa posição com Marcinho. Já na esquerda, existe a expectativa pelo retorno de Matheus Bahia, que treina com bola há duas semanas e está relacionado para o jogo.

O time provável do Bahia para logo mais tem: Mateus Claus; Marcinho, Ignácio, Luiz Otávio e Luiz Henrique; Patrick, Mugni e Ricardo Goulart; Jacaré, Caio Vidal e Davó.