Bolsonaro é menos influente que Lula, Rui, Wagner e Paulo Souto na eleição para governador da Bahia, aponta pesquisa.

De acordo com o levantamento, o apoio de Lula é "muito importante" na escolha do nome do candidato a governador.

Bolsonaro é menos influente que Lula, Rui, Wagner e Paulo Souto na eleição para governador da Bahia, aponta pesquisa.
Foto: Divulgação

O presidente Jair Bolsonaro (PL) terá trabalho para emplacar a candidatura de João Roma (PL) ao Governo da Bahia. Isto porque, segundo pesquisa Quaest/ Genial, divulgada nesta sexta-feira (15/7), o chefe de Estado tem menos influência na eleição para os baianos que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governador Rui Costa, o senador Jaques Wagner, todos do PT, e que o ex-governador Paulo Souto (UB).

De acordo com o levantamento, o apoio de Lula é "muito importante" na escolha do nome do candidato a governador. Em seguida, aparece o nome de Rui, com 27%, seguido por Wagner, com 19%. Bolsonaro figura com 15%, e aparece à frente apenas do ex-governador Paulo Souto (UB), que tem 12%.

Segundo a pesquisa, inclusive, Bolsonaro é o que tem menos importância na escolha, perdendo, inclusive, para Souto, que não participa ativamente do processo eleitoral desde 2014, quando foi derrotado na eleição para governador para Rui Costa, ainda no primeiro turno. Hoje, ele trabalha nos bastidores da pré-campanha de ACM Neto (UB).

Neste cenário, 56% não enxergam importância do presidente no processo de decisão em qual candidato votar. Souto tem 48%, Wagner aparece com 38%, Rui com 30% e Lula soma 22%.

Diante deste contexto, o pré-candidato petista, Jerônimo Rodrigues, é o que mais se beneficia. Distante do líder ACM Neto nas pesquisas, ele salta de 11% para 38% e empata tecnicamente com o ex-prefeito de Salvador quando tem o nome vinculado a Lula. João Roma, por sua vez, sai de 6% para 11%.

A pesquisa ouviu 1.140 pessoas em 63 cidades da Bahia entre os dias 9 e 12/7. Margem de erro 2.9 pontos e 95% de confiabilidade. Registro no TSE número BR-03146/22 e BA-05185/22.