Em defesa da Lagoa do Abaeté, audiência pública discute o papel dos órgãos públicos

Em defesa da Lagoa do Abaeté, audiência pública discute o papel dos órgãos públicos

O Parque Metropolitano do Abaeté será palco da audiência pública na próxima segunda-feira (6), das 8h30 às 12h, “O papel dos Órgãos Públicos na Ressignificação do Abaeté”. Promovida pela Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Assembleia Legislativa da Bahia, ela é mais um passo no esforço de se tornar o lugar seguro para moradores e turistas, bem como devolver ao espaço considerado como sagrado a importância que teve no passado e no imaginário de artistas, cantores e pintores.

“O intuito desta audiência é estabelecer o diálogo entre os órgãos do poder público, em suas diferentes esferas e eixos de atuação, sobre as suas responsabilidades em relação à preservação, reconhecimento e defesa deste espaço. Quando aqui estivemos em 5 de novembro passado, Dia Nacional da Cultura, tivemos a oportunidade única de aprender o significado do Parque Metropolitano do Abaeté para a comunidade de Itapuã, motivo por que encantou artistas como Gilberto Gil, Caetano e Caymmi. Até o final da década de 70, Abaeté era parada obrigatória dos turistas que nos visitavam, o que não acontece. mais”, lamenta Jacó.

A Associação dos Moradores de Itapuã (AMI), com o apoio do mandato do deputado estadual Jacó (PT), é que está convocando a reunião, para a qual são esperados vários representantes do poder público, a exemplo das Secretarias de Turismo do Estado e do Município, assim como das Pastas da Educação, Trabalho e Renda, Meio Ambiente e Segurança Pública. A audiência pública ocorre na Semana Mundial do Meio Ambiente.