Luminárias e fios de cobre são furtados no bairro do Bonfim

Furto ocorreu próximo a Igreja do Bonfim, um dos principais pontos turísticos de Salvador

Luminárias e fios de cobre são furtados no bairro do Bonfim
Foto: Divulgação

Dezenove luminárias e cerca de 300 metros de fio de cobre no Bonfim, um dos principais pontos turísticos de Salvador. O crime ocorreu no domingo, mas foi informado nesta segunda, 22, pela prefeitura municipal. 

De acordo com a Secom, o furto ocorreu próximo á Igreja do Senhor do Bonfim, local que é visitado frequentemente pelos baianos e pelos turistas. Até o momento os criminosos não foram encontrados e ninguém foi preso.

As luminárias ficavam em postes de madeira que ficam separados na Praça Euzébio de Matos, conhecida como Baixa do Bonfim.

A Diretoria de Serviço de Iluminação Pública (Dsip), em conjunto com a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semob) instalou as luminárias decorativas na Baixa do Bonfim e de acordo com a pasta, o local foi o foco do vandalismo e sendo assim, a iluminação da praça ficou comprometida.

Em 2019, a região do Bonfim passou por obra e na época, a prefeitura de Salvador teve um investimento de R$ 11,5 milhões além de informar que o projeto urbanístico da região foi idealizado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) junto com a comunidade do Bonfim.

Gastos com vandalismo e denúncia

A Diretoria de Serviços de Iluminação Pública (Dsip) já gastou mais de 750 mil no primeiro semestre de 2022 para suprir materiais roubados ou para recuperar equipamentos surrados pelo vandalismo na capital baiana.

Mais de mil metros de cabos, seis postes, seis novos braços de iluminação e seis luminárias de LED foram repostos entre os meses de janeiro e julho.