Motoristas reclamam de alteração no trânsito sem aviso prévio.

Readequação da velocidade na Av. Dorival Caymmi faz parte do projeto de requalificação de segurança viária.

Motoristas reclamam de alteração no trânsito sem aviso prévio.
Foto: Divulgação

Motoristas têm reclamado da redução do limite de velocidade na Avenida Dorival Caymmi, em Itapuã, para 50 Km/h. A questão é a mudança sem prévia comunicação aos condutores já acostumados à velocidade de 60 km. Ainda em fase de teste no local, a Transalvador informa ainda que outras vias da capital baiana estão em fase de estudo e poderão ter suas velocidades reajustadas.

A readequação da velocidade na Av. Dorival Caymmi faz parte do projeto de requalificação de segurança viária que a Transalvador, em parceria com a iniciativa Bloomberg de Segurança Viária, elaborou para reduzir o número de acidentes graves na via. 

Segundo dados da Transalvador, nos últimos 5 anos, 18 pessoas morreram na Av. Dorival Caymmi e outras 245 ficaram feridas em acidentes. De janeiro a junho de 2022, outras três mortes foram registradas na via. 

Exemplos

As vias cujos limites de velocidade já foram reajustados, como por exemplo a Av. 29 de março, Av. Dendezeiros, Av. Joana Angélica, Av. Luís Eduardo Magalhães e a Av. São Cristóvão, apresentaram redução significativa no número de acidentes, informa a Transalvador, e o número de vítimas fatais caiu 67% e as feridas 41%. 

“Salvador tem sido destaque internacional na redução do número de mortes no trânsito e um dos motivos, além da educação e fiscalização, é a readequação de velocidade das vias públicas”, explica o superintendente de trânsito de Salvador, Marcus Passos. “Das diversas capitais que readequaram a velocidade das vias, podemos citar São Paulo, que estabeleceu o limite de 40km/h para mais de 20 vias, e Paris, que reduziu para 30km/h em praticamente toda a cidade”, disse o gestor.

De acordo com Vinícius Passos, representante do Sindicato dos Motoristas por Aplicativo e presidente da Cooperativa Mista de Motoristas e Mototaxistas do estado da Bahia (Coopmmap), como eles transitam em muitos locais na cidade, a redução de velocidade sem comunicação prévia, aponta Passos, acaba conduzindo ao erro. "Dessa forma, a prefeitura toma uma posição punitiva, ao invés de educativa, mas poderia investir em divulgação na televisão, por exemplo. O máximo que é feito é a mudança da placa, de forma muito abrupta. As mudanças não são passadas para os motoristas, para continuar gerando multas e aumentando a arrecadação", afirma Passos. De janeiro a maio deste ano, 35,2 milhões foram arrecadados em multas. Ao longo de 2020, foram R$ 20,6 mi. 

Avaliação

"Vejo a redução da velocidade em algumas vias como algo positivo e negativo. Penso que quando há a redução da velocidade, há também a diminuição de acidentes. Porém, essa redução, quando não informada para os motoristas, pode acabar nos prejudicando", diz Luciana Vieira, motorista de aplicativo há 4 anos. 

"Essas mudanças que vêm ocorrendo nas vias de Salvador têm ocasionado muito transtorno para os motoristas. A gente não tem visto um trabalho de informação com foco em educar o motorista sobre a redução que acontece em cada local. Moro em Itapuã, e a mudança de velocidade na Dorival Caymmi é um exemplo de alteração com falta de informação por parte da prefeitura, já que nem no bairro isso foi informado. Fiquei sabendo por conta de colegas que viram na prática a mudança da placa ou que foram multados", relata Júlio César Alves Pedrosa, eletricista e motorista por aplicativos há 4 anos. 

A equipe do Jornal A TARDE entrou em contato com a Transalvador para questionar a quantidade de multadas desde que houve a redução de velocidade na Avenida Luís Eduardo Magalhães, bem como quantas multas foram aplicadas por conta dos redutores de velocidade na cidade de Salvador, porém não obteve resposta até o fechamento desta edição. 

Sem resposta

O órgão também foi questionado sobre qual o valor arrecadado com este tipo de multa, qual o destino do valor arrecadado e onde o cidadão pode acompanhar as informações sobre a aplicação desses valores.

Por meio de nota, a superintendência apenas afirma que a sinalização está sendo modificada para que aos poucos os condutores se acostumem com a nova velocidade máxima permitida. “Vale ressaltar que a readequação só será oficializada mediante publicação, e posterior divulgação, no canal oficial do município. É importante frisar que, uma vez que a readequação seja oficializada, a comunicação dessa mudança será divulgada à população através da imprensa. Além disso, na própria via, letreiros eletrônicos também serão instalados provisoriamente na via para informar sobre a alteração”, consta no documento.

Tolerância

O órgão de trânsito frisa que, uma vez que a readequação seja oficializada, os veículos que transitarem entre o novo e o antigo limite de velocidade da via, ou seja, acima de 50km/h e abaixo de 60km/h, não sofrerão sanções legais durante o período de 60 a 90 dias após a oficialização da alteração. No momento, os radares de fiscalização eletrônica continuam verificando a velocidade de 60km/h como limite de velocidade da via.