Pontos de trocas em Salvador bombam com álbuns da Copa do Mundo

Colecionadores de todas as idades se reúnem para trocas e disputas de cards especiais

Pontos de trocas em Salvador bombam com álbuns da Copa do Mundo
Foto: Divulgação

Está em alta o clima de Copa do Mundo em Salvador com a febre do álbum de figurinhas da competição. Colecionadores de todas as idades se reúnem em diversos pontos da cidade para a troca de cartas repetidas e pela disputa acirrada por cromos e cards especiais, os mais raros nos pacotinhos. Há mais de 50 anos, a Panini lança nas bancas e livrarias a publicação, com todas as seleções, escudos e principais craques do torneio. E a correria para preencher o álbum realmente movimenta muita gente.  

Seja nas praças, nas escolas, nos condomínios, nos shoppings, ou em qualquer outro lugar, é possível observar núcleos de trocas. A equipe do MASSA! foi até o Salvador Shopping onde, no ponto da Panini, diversas pessoas passam diariamente para realizar as negociatas.  

Lá estava Pablo Rossini junto com os filhos Marina, de 9 anos, e Rafael, de 6. Segundo ele, mais do que preencher o álbum, o melhor desse ambiente é a interação que permite para os mais jovens. “O objetivo principal é entreter. Essa troca de figurinha rende a interação com outras pessoas, a possibilidade de aprender a negociar. Às vezes têm algumas crianças que têm cartas douradas e só trocam se for por outra dourada, ou por duas. Aí tem o câmbio, a questão da valorização, tudo na base do bom diálogo”, pontuou.  

Aos 42 anos, ele contou que esse universo das figurinhas está presente em sua vida desde a infância e que a tradição continuará com os filhos. “Me divirto muito, desde minha infância. Colecionava muito os álbuns do Campeonato Brasileiro, batia bafo, batia figurinha, trocava. Eu lembro que na época a gente tinha que passar cola para colar a figurinha no álbum, é uma diversão”. 

O MASSA! também encontrou a empenhada mãe Emily Jasmin, 26 anos, que na ausência dos filhos, os gêmeos Téo e Cecília, que estavam na escola, ‘botou a cara’ para conseguir novas figurinhas para eles. “Acaba que a gente veste a camisa. Também é uma forma de completar o álbum e gastar menos. Estou achando esse ambiente um máximo! Já consegui trocar mais de 100 cartas. O objetivo de Téo e Cecília é realmente completar o álbum. Eles estão empenhados para isso”, comentou. 

Já Lindaura Vilas Boas, 67 anos, não é muito ligada ao mundo do futebol, nem é colecionadora dos cards. Mas ela está presente nos pontos de troca acompanhando o seu neto, Gabriel Bernie, 10. “Eu acho muito bom porque as crianças voltam a interagir. Depois da pandemia, todo mundo se afastou. Agora elas têm uma troca bacana. É um entretenimento interessante”, avaliou a avó. 

A intensa saga pelo raro e caro ‘Neymar dourado’ 

Apesar de só ter 10 anos, o jovem Gabriel Bernie mostra muito conhecimento quando o assunto é álbum de figurinhas da Copa. No Mundial de 2018, ele completou a coleção e neste ano está bem adiantado.  

Contudo, o estudante tem uma outra prioridade: a carta de ouro de Neymar. O card especial trata-se de uma novidade que chegou para esta Copa do Catar. A Panini criou 80 cromos de 20 craques da competição (além de Neymar, Messi, Cristiano Ronaldo e Mbappé foram alguns dos escolhidos). A cada 100 envelopes, um contém esse “brinde” especial. Cada um destes jogadores possui quatro versões do cromo: bordô, bronze, prata e ouro. São as mais disputadas e valiosas.  


Objeto de desejo de Gabriel, assim como todos os colecionadores, a figurinha extra de Neymar é a mais procurada nesses encontros. Inclusive, na internet, um “Neymar dourado” foi colocado à venda por R$ 9 mil. O colecionador Rafael Oliveira, 33 anos, que há muito tempo organiza encontros para trocas, explicou que, apesar da versão ouro do camisa 10 do Brasil ser, teoricamente, mais rara, os colecionadores têm mais dificuldades em encontrar as versões pratas nos envelopes. “Muita gente com quem eu converso diz isso, que os mais raros são os cromos pratas. Eu mesmo tenho mais figurinha extra de ouro do que prata”, relatou. 

Locais para realizar trocas e vendas em Salvador: 


Shopping Center Lapa (1º piso, próximo à Pernambucanas); 

Shopping Barra (Panini, no L1 Norte, e Livraria Escariz); 

Shopping da Bahia (Livraria Leitura, no 3º piso, e Panini, no 2º piso); 

Shopping Salvador Norte (Espaço para trocas no L2, Livraria Leitura e banca de revista Ponto Cultural); 

Shopping Salvador (Clube de Figurinhas, no L1, Panini, no L2 e Livraria Leitura); 

Shopping Bela Vista (Panini, no L1, Livraria LDM e PB Kids); 

Há também o ambiente virtual para a troca das figurinhas. Para saber mais acesse o site Troca Figurinhas ou o perfil no Instagram @torcidapanini.