Profissionais de enfermagem voltam a protestar contra piso salarial

Manifestação acontece no Farol da Barra

Profissionais de enfermagem voltam a protestar contra piso salarial
Foto: Divulgação

Os profissionais de enfermagem voltaram a realizar um protesta contra a derrubada do piso salarial da categoria, na manhã desta quarta-feira, 21, no Farol da Barra, em Salvador. A mobilização acontece com a presença de profissionais da categoria de diversas cidades da Bahia. 

A manifestação acontece no mesmo dia que os enfermeiros iniciaram uma paralisação de 24 horas. No entanto, por decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, o Sindicato dos Enfermeiros do Estado da Bahia (Seeb) e o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde (Sindisaúde) precisaram manter o trabalho regular com mínimo de 70% dos trabalhadores por plantão. 

A paralisação dos enfermeiros, que protestam por conta da suspensão do piso salarial, por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), foi aprovada em assembleia na semana passada. 

Além de pedirem a revogação da suspensão do piso salarial, os trabalhadores também alegam as dificuldades enfrentadas na profissão, como a precarização dos serviços, baixos salários e falta de materiais.

Na sexta-feira, 16, por maioria, o STF suspendeu a aprovação em Congresso Nacional do novo piso salarial da enfermagem. Votaram para suspender o piso o relator do caso, ministro Roberto Barroso, e os ministros Ricardo Lewandowski, Alexandre de Moraes, Dias Toffoli, Cármen Lúcia e Gilmar Mendes. 

A lei do piso salarial da enfermagem estabelece uma remuneração mínima de R$ 4.750 para enfermeiros. Entrou em vigor em 5 de agosto.