Copom mantém Selic em 13,75 por cento encerra ciclo de alta

Autoridade monetária encerrou o maior ciclo de aumento nos juros

Copom mantém Selic em 13,75 por cento encerra ciclo de alta
Foto: Divulgação

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu manter a taxa Selic em 13,75% ao ano. A decisão foi anunciada nesta quarta-feira, 21, o patamar em vigor é o mesmo desde o início de agosto. A decisão não foi unânime.

Desde a última reunião, no início de agosto, o índice de preços ao consumidor amplo (IPCA) registrou dois meses seguidos de deflação. O índice recuou sob influência da redução de impostos sobre energia, combustíveis e serviços de telecomunicações. A Petrobras vem anunciando sucessivas reduções nos preços da gasolina e do diesel.

Em comunicado, no entanto a autoridade monetária explicou que “a inflação ao consumidor, apesar da queda recente em itens mais voláteis e dos efeitos de medidas tributárias, continua elevada”.

“O Comitê optou novamente por dar ênfase ao horizonte de seis trimestres à frente, que reflete o horizonte relevante, suaviza os efeitos diretos decorrentes das mudanças tributárias, mas incorpora os seus impactos secundários”, disse trecho do informe do Copom.

A taxa básica de juros foi elevada por 12 vezes consecutivas desde março de 2021. No período, a Selic subiu 11,75 pontos percentuais, configurando o maior e mais longo ciclo de alta desde 1999.