Criptomoedas têm queda repentina e bitcoin recua

O motivo das quedas ainda não está claro

Criptomoedas têm queda repentina e bitcoin recua
Foto: Divulgação

Investidores em moedas de criptografia acordaram assustados na manhã dessa sexta-feira, 19. As criptomoedas caíram acentuadamente nas ultimas 24 horas, com uma liquidação repentina arrastando o bitcoin para uma mínima de três semanas.

A principal criptomoeda negociava em torno de 21.490 dólares por volta de 10h (horário de Brasília), uma queda de 8,2% no dia. O ether também seguiu a tendência e caía 8,2%.

O motivo das quedas ainda não está claro. O analista técnico em investimento Deison Santos explicou ao A Tarde o que pode ter acontecido. “As Criptomoedas são considerados ativos de risco por apresentarem alta volatilidade. Diante do cenário atual com perspectiva de recessão econômica os investidores tendem a liquidar suas posições nesses ativos em busca de investimentos mais sólidos e seguros”, disse.

Em entrevista à Isto É Dinheiro, Susannah Streeter, analista sênior de investimentos e mercados da Hargreaves Lansdown avalia que os índices não mostram o padrão de um colapso relâmpago. "“Não está mostrando o padrão de um colapso relâmpago, já que os ativos não se recuperaram imediatamente, mas caíram ainda mais nas horas seguintes”, disse Susannah Streeter. “Parece provável que isso foi resultado de uma grande transação de venda”, explica o analista. 

Streeter disse que parecia que a criptomoeda cardano foi a primeira a oscilar, seguida por bitcoin e ether, e depois outras como a altcoin dogecoin.

Histórico de Queda

As criptomoedas caíram drasticamente até agora em 2022, com os aumentos das taxas de juros pelo Federal Reserve e a inflação crescente levando os investidores a abandonar ativos mais arriscados.

Craig Erlam, analista de mercado sênior da Oanda, disse que o fracasso do bitcoin em recuperar suas perdas “sugere que há substância na mudança”.

Esses movimentos bruscos são comuns no altamente volátil mercado de criptomoedas. Em 15 de junho, o bitcoin caiu mais de 15%, pois os investidores ficaram assustados com o colapso da stablecoin TerraUSD e o congelamento de saques pelo banco de criptomoedas Celsius Network.

O bitcoin caminhava nesta sexta-feira para seu pior dia desde o colapso de junho.“Especular em criptomoedas é um risco extremamente alto e não é adequado para a grande maioria das pessoas”, alerta Streeter.

O que fazer?

Deison aproveita para dar um orientação simples e eficaz. “Para os investidores que possuem uma carteira de investimentos diversificada, as Criptomoedas devem compôr até 5% do portifólio de investimentos. Dessa forma, a desvalorização no curto prazo não deve apavorar os investidores diante do pontencial de valorização do ativo”, lembra.