Neto anuncia medidas restritivas em 8 localidades de Cajazeiras e Fazenda Grande

Neto anuncia medidas restritivas em 8 localidades de Cajazeiras e Fazenda Grande

                                        por Bruno Luiz/Foto: Divulgação/ Secom-PMS

O prefeito ACM Neto anunciou nesta quarta-feira (22) que as localidades de Cajazeiras 7, 8, 10 e 11 e de Fazenda Grande 1, 2, 3 e 4 sofrerão medidas restritivas devido ao aumento de casos do novo coronavírus em Salvador. Elas começam a valer nesta sexta-feira (24), por sete dias.

 

 

Segundo o prefeito, os locais tiveram disparo na quantidade de casos da doença nos últimos 7 dias, o que acendeu o “sinal amarelo” da prefeitura. Na semana passada, as quatro áreas de Cajazeiras tiveram, somadas, 261 novas confirmações de contaminação. Já na Fazenda Grande, foram 219 a mais. 

 

“Do número de casos registrados nos últimos 30 dias, em todos esses locais, você tem um percentual de pelo menos mais da metade sendo registrados nos últimos 7 dias, o que mostra um aumento muito grande e em uma velocidade muito grande”, destacou Neto.

 

Segundo a prefeitura, em Cajazeiras 7, por exemplo, foram 45 novos casos nesse período, contra 54 dos últimos 30 dias, o que representa um crescimento de 83%. Dentro desse mesmo parâmetro, em Cajazeiras 8, esse crescimento foi de 65% (87 contra 133); em Cajazeiras 10, de 60% (66 contra 110); em Cajazeiras 11, de 58% (63 contra 108); em Fazenda Grande 1, de 50% (38 contra 76); em Fazenda Grande 3, de 54% (30 contra 56); em Fazenda Grande 4, de 63% (32 contra 51); e em Fazenda Grande 2, de 73% (119 contra 162). 

 

Nos locais com ações de isolamento mais rígidas, os comércios formal e informal devem permanecer fechados, independentemente do tamanho da área. Apenas atividades essenciais podem funcionar, a exemplos de supermercados, padarias, delicatessens, farmácias, açougues, estabelecimentos que utilizam o sistema de delivery (sem retirada no local) e serviços de saúde.

 

Nos bairros, a prefeitura fará ações como distribuição de cestas básicas para trabalhadores informais e entidades sociais que atuam na região, e de máscaras de proteção para a comunidade. Também são oferecidos testes rápidos para detecção do coronavírus, medição de temperatura, higienização de ruas, ações de combate ao mosquito Aedes aegypti e assistência social através do Cras Itinerante.