Conservadora Liz Truss assume o cargo de primeira-ministra britânica

Substituindo Boris Johnson, ela é a terceira mulher a liderar o Executivo britânico

Conservadora Liz Truss assume o cargo de primeira-ministra britânica
Foto: Divulgação

A conservadora Liz Truss se tornou a nova primeira-ministra britânica nesta terça-feira, 6, dando fim aos três anos do controverso mandato de Boris Johnson, que ao deixar o cargo lhe prometeu "seu apoio mais fervoroso".

A até agora ministra das Relações Exteriores, de 47 anos, foi declarada na segunda-feira vencedora da eleição interna pela liderança do Partido Conservador, contra o ex-ministro das Finanças Rishi Sunak, ex-banqueiro de 42 anos e neto de imigrantes indianos.

Nesta terça-feira, Truss viajou para a residência escocesa de Elizabeth II em Balmoral, onde, em uma reunião protocolar de apenas meia hora, a rainha e chefe de Estado a encarregou de formar governo como nova líder da maioria.

Em uma imagem compartilhada por funcionários da Casa Real, as duas mulheres apareciam sorrindo e apertando as mãos.

Terceira mulher a liderar o Executivo britânico, depois de Margaret Thatcher (1979-1990) e Theresa May (2016-2019), Truss representa a ala mais à direita do partido e prometeu diminuir os impostos para impulsionar uma economia britânica à beira da recessão.

Pouco antes, a monarca recebeu Boris Johnson, que apresentou oficialmente sua renúncia como primeiro-ministro, a qual "sua majestade teve graciosamente o prazer de aceitar", segundo uma nota do Palácio de Buckingham.