Sou Salvador qualifica barraqueiros que atuam entre as praias de Patamares e Sereia de Itapuã

As atividades aconteceram durante toda esta quinta (23) e seguem na manhã da sexta-feira (24), no Centro Cultural Malê Debalê, no Alto do Abaeté, beneficiando 113 empreendedores. Outras turmas serão agendadas, totalizando cerca de 1,1 mil barraqueiros capacitados na cidade.

Sou Salvador qualifica barraqueiros que atuam entre as praias de Patamares e Sereia de Itapuã
JEFERSON PEIXOTO/SECOM

A iniciativa faz parte das ações empreendedoras realizadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), em parceria com a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop). Com foco no turismo, tem o propósito de oferecer aos barraqueiros um conteúdo programático voltado ao conceito do empreendedorismo, para adoção de procedimentos de higiene e segurança alimentar, cordialidade no relacionamento com o cliente, ética, controle e administração financeira.

O barraqueiro Eriosvaldo Divino da Cruz, de 51 anos, é conhecido como Bier e possui uma barraca em Jaguaribe há 21 anos. Para ele, a capacitação vai ajudar muito no trabalho. “Quanto mais aprendizado, melhor. É sempre importante ter esse conhecimento, até porque o verão promete, com tenda nova, vai ser muito bom”.

Aos 44 anos, o barraqueiro André Conceição Antunes é representante da associação e trabalha há 24 anos na praia de Stella Maris. Para ele, este tipo de capacitação é importante e de grande necessidade para os barraqueiros. “Muitas vezes nós, como empreendedores que somos, começamos a lidar com turismo, mas não sabemos como tratar o turista de fato. O treinamento vai melhorar esse diálogo entre permissionário e quem vem de fora e também os locais, com certeza”.

 

Formação – O Sou Salvador conta com as seguintes trilhas formativas: Mercado Informal no contexto turístico, comunicação e atitudes hospitaleiras; Hospitalidade – Ética e responsabilidade, nossos direitos e deveres; Fidelização do cliente para garantir a satisfação; Marketing e Vendas; e Educação Financeira.

 

A diretora do Trabalho e Empreendedorismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), Maria Eduarda Lomanto, participou da abertura.

“Neste momento, chegamos às praias, que era o nosso sonho, já que estamos priorizando todos os ambientes turísticos da cidade. Aqui, os barraqueiros vão aprender não só questões sobre produto e como gerir o dinheiro, mas também a autoestima, de se sentirem representantes da cidade e estejam felizes. Nada melhor do que comprar algo com uma pessoa com um sorriso no rosto, que sabe falar sobre o local onde mora. É um empoderamento para os ambulantes, é trazer uma motivação”.

 

Maria Eduarda avaliou o programa neste ano de 2022:

"O Sou Salvador é um grande sucesso do Empreenda Salvador e Treinar para Empregar, e o principal é acreditar que, através dessa qualificação, aumenta a geração de renda. Já treinamos mais de mil ambulantes este ano, serão mais mil no ano que vem e a ideia é a gente contemplar toda a cidade, todos os mercados, feiras, para que a gente consiga cada vez mais trazer qualidade de serviço para a população”.

 

“Essa qualificação é muito importante para que os trabalhadores que atuam entre Patamares até a Sereia de Itapuã possam proporcionar, a cada visitante, seja turista ou nativo da cidade, “uma capacidade melhor no atendimento, aprendendo técnicas no que diz respeito à economia, hospitalidade, e capacidade de armazenamento e cuidado com os produtos a serem colocados à disposição da população”, completou i diretor de Serviços Públicos da Semop, Alysson Carvalho.