Evento debate capacitação da cadeia produtiva no Carnaval 2023

Expo Carnaval Brazil acontece até amanhã, em Salvador, após a pandemia paralisar a folia por dois anos

Evento debate capacitação da cadeia produtiva no Carnaval 2023
Foto: Divulgação

Após dois anos de pandemia, cresce a expectativa de foliões, empresários e artistas para a realização do Carnaval de Salvador em 2023. Os debates em torno da organização da maior festa de rua do planeta ganham corpo entre hoje e amanhã, na Expo Carnaval Brazil, evento que acontece no Centro de Convenções da cidade.

De acordo com a secretária municipal de Cultura e Turismo, Andréa Mendonça, a feira tem como objetivo ir além da simples divulgação da festa. A prioridade é possibilitar discussões em torno da profissionalização do Carnaval. “Capacitação é a palavra-chave, muito importante para profissionalizar a cadeia produtiva e a interação socioeconômica. Criar uma escola de Carnaval”, revela.

Andréa argumenta que criar uma cadeia produtiva sólida é muito importante para melhor estruturar a folia não apenas na capital baiana. “É muito importante essa interação entre as cidades que possuem um Carnaval forte e Salvador. É sempre bom aprender”.

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, apontou a importância da realização do primeiro Carnaval pós-pandemia para a recuperação do setor.

"O Carnaval injeta na economia soteropolitana R$ 1,5 bilhão, com capacidade de gerar 50 mil empregos diretos e indiretos. Muito importante para promoção da nossa cidade. (…) A expectativa é grande para 2023, para realizar o maior Carnaval de todos os tempos”, concluiu Reis.

O evento traz como uma das novidades o “Pavilhão de Exposição”, com quase cinco mil metros quadrados que permitem uma imersão no universo do Carnaval brasileiro. Na programação, conversas com especialistas e artistas, como a cantora Daniela Mercury, que participa hoje, às 16h, de painel sobre os “30 anos do Canto da Cidade”. No encerramento do primeiro dia, tem apresentação de Alceu Valença e do projeto Timbaladies, com participação de Carlinhos Brown.

Já neste sábado, 15, os debates giram em torno de tecnologia, gestão e economia do Carnaval, com reflexo nos negócios e turismo. A Expo será encerrada com show da cantora Ivete Sangalo e Olodum.