Jardim Botânico de Salvador recebe título de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica

O título é concedido pelo Conselho Nacional da RBMA com validade de quatro anos, renováveis por tempo indeterminado mediante processo bastante rigoroso.

Jardim Botânico de Salvador recebe título de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica
Ramon Sobral /Nova Salvador

Jardim Botânico de Salvador passa a ser também um Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA). O título foi entregue durante o 32º Encontro Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, realizado em Natal (RN), na quarta-feira (22).

 

O título é concedido pelo Conselho Nacional da RBMA com validade de quatro anos, renováveis por tempo indeterminado mediante processo bastante rigoroso. Além do Jardim Botânico, o Parque das Dunas, localizado em Praia do Flamengo, também possui esse título, sendo ele a primeira área de conversação ambiental da capital a receber a certificação, em 2014.

 

Para o secretário em exercício da Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência e Bem-Estar e Proteção Animal (Secis), Ivan Euler, esse título demonstra o compromisso que Salvador tem com o bioma Mata Atlântica da capital.

“Desde quando criamos o Programa Salvador Capital da Mata Atlântica, em 2017, que em todos os nossos plantios na cidade distribuímos mudas para a população e plantamos árvores desse bioma em praças, ruas e avenidas. Além disso, também elaboramos o Manual Técnico de Arborização Urbana de Salvador, com espécies nativas da Mata Atlântica, chancelado pela Sociedade Brasileira de Arborização Urbana. Ou seja, tudo isso porque sabemos a importância da preservação desse bioma para o equilíbrio do clima e para qualidade de vida de quem mora em Salvador”, relata.

 

Representando a Prefeitura de Salvador no encontro, o diretor do Sistema de Áreas de Valor Ambiental e Cultural (Savam) da Secis, João Resch, destaca a importância do Jardim Botânico em receber esse título.

“O Jardim Botânico de Salvador é a prova de que a capital baiana consegue preservar sua Mata Atlântica, bioma que temos por obrigação conservar para que as novas gerações possam usufruir de sua fauna e flora”.

 

Estrutura – Em 2020, o Jardim Botânico foi entregue para os cidadãos totalmente requalificado pela Prefeitura de Salvador. Situado no bairro de São Marcos, o local é uma importante área de estudo, manutenção e conservação da Mata Atlântica na capital baiana.

 

O espaço possui área de 17 hectares, um herbário com cerca de 61 mil espécies vegetais para pesquisa, laboratórios, acervo científico, coleção viva, auditório e área para contemplação das copas das árvores. Além das universidades, escolas das redes particular e pública costumam levar seus alunos para aulas ao ar livre e caminhadas pelas trilhas do local.

 

Reserva da Biosfera – Os Postos Avançados são centros de divulgação de ideias, conceitos, programas e projetos desenvolvidos na RBMA. A Reserva da Biosfera é um modelo de gestão integrada, participativa e sustentável dos recursos naturais, que hoje é adotado internacionalmente. Seus objetivos básicos são a preservação da diversidade biológica, o desenvolvimento de atividades de pesquisa, o monitoramento ambiental, a educação ambiental, o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida das populações.